Fique por dentro
Foi em Brasília que tudo começou, lá pelos anos 70, os jovens viviam em meio ao tédio dos finais de semana. Um desses jovens ignorou a maresia e saia caminhando pela cidade chamando outros para juntar-se e fazer zoada , regados a vinho, violão e fogueira ele era: Renato Russo.
Na galera de Renato se fariam sucesso :Ico e Dinho - Ouro Preto( Capital Inicial ), Fê e Flávio Lemos( Ex-Aborto Elétrico e Capital Inicial ), Dado Villa – Lobos ( Dado e o Reino Animal, Legião Urbana ), Loro Jones ( Capital Inicial ), Bi Ribeiro ( Paralamas do Sucesso).
No começo dos anos 80 Renato Montou o Aborto Elétrico composta por Renato, Fê Lemos e André Pretorius. A partir dessa banda três grupos Importantes se formariam: Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude.
Em 83 Renato pegou o Violão e foi tocar por aí , onde ele começou a compor canções como: “Eduardo e Mônica”, “Dado Viciado”, “Faroeste Caboclo” e “Química”.
A Legião Urbana Fez seu primeiro show , foi em Minas Gerais, no dia 12 de Fevereiro de 82, na cidade de Patos, no Festival Rock na Arena, foi aonde Renato chamou Paraná para tocar guitarra e Marcelo Bonfá como baterista.
Paraná deixa a Legião para estudar violão clássico em SP, Renato Chamou Ico Ouro – Preto que faltando 1 mês para seu primeiro show ele saio da Legião e foi ser fotógrafo no exterior.
Dado Villa – Lobos é convidado e resolveu ficar pra valer na Legião.
Em 85, entra Renato Rocha ( Negrete ), lançou o primeiro disco, em que a música “Será” abre com o estrondoso sucesso. A partir daí o sucesso tomou conta do Brasil e veio outros discos.
No segundo álbum ( “Dois”) vendeu 600mil cópias em apenas 4 meses.
No terceiro álbum ( “Que País É Este” ) Renato Rocha saiu da Legião, só ficou : Renato Russo, Dado, e Bonfá.
O terceiro ( “As Quatro Estações”) foi o de maior vendagem com o sucesso de “Pais e Filhos” quando por ironia do destino Renato descobre que é soropositivo.
Em 91 saiu o quinto álbum ( “V” ) , destaque para “Teatro dos Vampiros”, “Sereníssima” e “Vento no Litoral”.
Foram convidados para fazer a gravação de um acústico na MTV, foi a primeira banda de rock nacional a estrear nessa área.
No ano seguinte “Música Para Acampamentos”, gravada ao vivo, teve gravações de apresentações em shows de São Paulo, Rádios cariocas etc.
Em 93 foi a vez de “O Descobrimento do Brasil” que teve “Giz” a música preferida do Renato.
No ano seguinte Renato lançou seus trabalhos solos como: “The Stonewall Celebration Concert”, toda em inglês e depois “Equilíbrio Distante” em italiano.
Em 96 foi a hora de “A Tempestade”, ele já se sentia muito cansado, ficou com a voz fraca, “Aloha” e “Dezesseis” não parava de tocar nas rádios, enquanto isso Renato morre vítima da AIDS em 11 de outubro de 96, no dia seguinte foi cremado no cemitério do Caju ( RJ ) .
O outro lado de “A Tempestade” saiu em 97 com o nome de “A outra Estação”
No final de de outubro de 99, Dado e Bonfá juntos com a gravadora Emi, lançou o cd “Legião Urbana Acústico” e a fita VHS dessa apresentação.
A gora cada um foi para um lado, Dado está divulgando o som de outras bandas e Bonfá lançou em maio de 2000 o seu álbum solo.
A última formação era:
Renato Russo Marcelo Bonfa Dado Villa-Lobos
|