História
     
Home Page

A Banda

Fotos

Renato

Dado

Marcelo

Renato Rocha

Deixe Um Recado

Links

Contato

 

Fique por dentro

Foi em Brasília que tudo começou, lá pelos anos 70, os jovens viviam em meio ao tédio dos finais de semana. Um desses jovens ignorou a maresia e saia caminhando pela cidade chamando outros para juntar-se e fazer zoada , regados a vinho, violão e fogueira ele era: Renato Russo.
Na galera de Renato se fariam sucesso :Ico e Dinho - Ouro Preto( Capital Inicial ), Fê e Flávio Lemos( Ex-Aborto Elétrico e Capital Inicial ), Dado Villa – Lobos ( Dado e o Reino Animal, Legião Urbana ), Loro Jones ( Capital Inicial ), Bi Ribeiro ( Paralamas do Sucesso).
No começo dos anos 80 Renato Montou o Aborto Elétrico composta por Renato, Fê Lemos e André Pretorius. A partir dessa banda três grupos Importantes se formariam: Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude.
Em 83 Renato pegou o Violão e foi tocar por aí , onde ele começou a compor canções como: “Eduardo e Mônica”, “Dado Viciado”, “Faroeste Caboclo” e “Química”.
A Legião Urbana Fez seu primeiro show , foi em Minas Gerais, no dia 12 de Fevereiro de 82, na cidade de Patos, no Festival Rock na Arena, foi aonde Renato chamou Paraná para tocar guitarra e Marcelo Bonfá como baterista.
Paraná deixa a Legião para estudar violão clássico em SP, Renato Chamou Ico Ouro – Preto que faltando 1 mês para seu primeiro show ele saio da Legião e foi ser fotógrafo no exterior.
Dado Villa – Lobos é convidado e resolveu ficar pra valer na Legião.
Em 85, entra Renato Rocha ( Negrete ), lançou o primeiro disco, em que a música “Será” abre com o estrondoso sucesso. A partir daí o sucesso tomou conta do Brasil e veio outros discos.
No segundo álbum ( “Dois”) vendeu 600mil cópias em apenas 4 meses.
No terceiro álbum ( “Que País É Este” ) Renato Rocha saiu da Legião, só ficou : Renato Russo, Dado, e Bonfá.
O terceiro ( “As Quatro Estações”) foi o de maior vendagem com o sucesso de “Pais e Filhos” quando por ironia do destino Renato descobre que é soropositivo.
Em 91 saiu o quinto álbum ( “V” ) , destaque para “Teatro dos Vampiros”, “Sereníssima” e “Vento no Litoral”.
Foram convidados para fazer a gravação de um acústico na MTV, foi a primeira banda de rock nacional a estrear nessa área.
No ano seguinte “Música Para Acampamentos”, gravada ao vivo, teve gravações de apresentações em shows de São Paulo, Rádios cariocas etc.
Em 93 foi a vez de “O Descobrimento do Brasil” que teve “Giz” a música preferida do Renato.
No ano seguinte Renato lançou seus trabalhos solos como: “The Stonewall Celebration Concert”, toda em inglês e depois “Equilíbrio Distante” em italiano.
Em 96 foi a hora de “A Tempestade”, ele já se sentia muito cansado, ficou com a voz fraca, “Aloha” e “Dezesseis” não parava de tocar nas rádios, enquanto isso Renato morre vítima da AIDS em 11 de outubro de 96, no dia seguinte foi cremado no cemitério do Caju ( RJ ) .
O outro lado de “A Tempestade” saiu em 97 com o nome de “A outra Estação”
No final de de outubro de 99, Dado e Bonfá juntos com a gravadora Emi, lançou o cd “Legião Urbana Acústico” e a fita VHS dessa apresentação.
A gora cada um foi para um lado, Dado está divulgando o som de outras bandas e Bonfá lançou em maio de 2000 o seu álbum solo.


A última formação era:
Renato Russo
Marcelo Bonfa
Dado Villa-Lobos